sábado, 10 de agosto de 2013

3- A Revolução Francesa constituiu-se de varias revoluções em seu interior, desde uma revolta aristocrática, popular, burguesa e camponesa. Explique esse fator, do ponto de vista da complexidade do processo revolucionário de luta de classes, em curso na França do séculos XVIII.

R: A revolta Aristocrática ocorreu por causa da nobreza e do clero que revoltaram-se em 1787 e convenceram o Rei Luís XVI a convocar a Assembleia dos Estados Gerais. O objetivo era obrigar o terceiro estado a assumir os estatutos que a nobreza e o clero não queriam pagar. A revolução burguesa era a alta burguesia industrial em ascensão social, tinha uma postura antibsolutista mas defendeu muitas vezes a monarquia parlamentar como uma forma menos radical de governo. Podemos ver que a Revolução Francesa marca a transição do feudalismo para o capitalismo. Vários grupos sociais participavam desse movimento. Ao final do processo revolucionário, a nobreza havia caído e a burguesia no poder.
2- A crise do Antigo Regime e do antigo sistema colonial foram as causas estruturais da Revolução Francesa. Explique essa afirmação.

R: O Antigo Regime foi uma das causas que ocorreu a Revolução Francesa. No Antigo Regime, estava acontecendo gradualmente um momento de crise das relações de produção de baseados no capitalismo mercantil, para relações de produção de base industrial e assalariada, processo de industrialização liderada pela Inglaterra constitucional de 1689, atingiu grande estabilidade politica.
1- Como já foi visto , a Revolução Francesa iniciou-se como uma explosão popular contra o governo absolutista do rei Luís XVI em 1789, mas no processo dos revoltosos tiveram que assumir o lugar do governo derrubado, e nesse momento vieram à tona as divergências politicas e sociais no interior do Terceiro Estado. Quais foram essas divergências e suas consequências ?

R: O Terceiro Estado era formado pela maioria da população e de haver nele grande diversidade social e ele era o único a pagar impostos. Essa situação foi uma das principais causas da revolução, o Terceiro Estado reivindicava a abolição dos privilégios dos demais Estados. O terceiro Estado, politicamente unido deflagrou o processo revolucionário a partir de uma revolta popular em 1789 a principio motivada pelo descontentamentos politicas contra o governo abolista do Rei Luís XVI, o que mais tarde teve outros fatores: impostos abusivos, a crise da subprodução agrícola, o alto custo de vida entre outras coisas.