quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Liberalismo:

Liberalismo pode ser definido como um conjunto de príncipios e teorias politicas,que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica.
A sociedade capitalista foi gestada em meio à dissolução da ordem feudal.Inicialmente os utopias construídas a partir da idéia de abolição da servidão preconizavam uma sociedade organizada sob a égide do interesse coletivo, de cunho socialista.No entanto,as revoltas populares inspiradas nessa idéia foram derrotadas (das guerras camponesas européias à liquidação dos Levellers na Inglaterra) e acabou se implantando um processo diametralmente oposto: a eliminação das terras comunais através dos cercamentos e sua transformação em propriedade.

O Iluminismo

  O período que antecede a denominada Revolução Francesa foi marcado por graves
problemas internos na sociedade francesa nas áreas social, econômica, política e financeira. Por um lado havia a monarquia, a nobreza e o clero, encabeçando a hierarquia social do país, sustentadas em seus direitos e privilégios e, de outro, a nascente burguesia e a grande população que vivia dos campos trabalhando em sua maioria em terras pertencentes à nobreza.
  Essa estrutura social praticamente dividia a população em três segmentos, sendo que os
dois primeiros – representados pela nobreza e pelo clero católico – detinham poder, recursos, salvaguardas e benefícios que estavam muito acima da capacidade da sociedade em sustentar.
  Restava ao terceiro estado, representando por camponeses e a burguesia ascendente, o encargo de manter os gastos da parcela privilegiada.
  Esse estado de coisas, dentro de uma sociedade profundamente desigual, proporcionou a
necessária inquietude, acompanhada de manifestações, as quais produziram os elementos que vieram a resultar na Revolução Francesa, que trouxe profundas mudanças nas estruturas sociais, econômicas e políticas do país, sobretudo a partir da propagação dos ideais iluministas.
  O Iluminismo por sua vez, constituiu um processo que se desenvolveu ao longo de mais
de um século, surgiu na Inglaterra, em decorrência das transformações econômicas e sociais trazidas pela Revolução Industrial, as quais introduziram mudanças importantes no pensamento europeu a partir do século XVII.          
  As ideias iluministas influenciaram movimentos revolucionários que visavam mudanças
nas estruturas econômicas, sociais e políticas que davam sustentação ao poder absoluto dos reis, a acumulação de privilégios pela aristocracia e à forte influência política da Igreja Católica.
  A crise que se estabeleceu em decorrência dessas mudanças foi acompanhada por um
conjunto de novas ideias filosóficas e econômicas que defendiam a liberdade de pensamento e a igualdade de todos os homens perante as leis. As ideias econômicas defendiam a prática da livre iniciativa.
  Esse movimento cultural, político e filosófico que aconteceu entre os séculos XVII , em toda a Europa, sobretudo na França, ficou conhecido como Iluminismo ou Século das
Luzes.
  Os iluministas caracterizavam-se pela importância que davam à razão. Reconheciam que
somente por meio do racionalismo, afirmavam ser possível compreender perfeitamente os fenômenos naturais e sociais. Defendiam a democracia, o liberalismo econômico e a liberdade religiosa e de pensamento.
  Na verdade, o Iluminismo foi um processo longo do qual as transformações culturais então iniciadas influenciaram importantes movimentos que resultaram na Independência Americana , na Inconfidência Mineira e na Revolução Francesa.