segunda-feira, 3 de junho de 2013

A Monarquia Constitucional

A declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Em 1971,uma nova constituição institui a monarquia constitucional na França,separando os poderes do estado, abolindo a divisão social em estamentos e sendo dominada pela burguesia.Muitas modificações ocorreram na organização social e administrativa da França. 
A nova Constituição definia que o Poder Executivo caberia ao rei e o Poder Legislativo caberia à Assembléia. 
O rei não aceitou a Constituição, pois não queria perder o poder absoluto, mas seria obrigado a assinar o documento. Então, em julho de 1791, Luís XVI tentou fugir da França para forma um exército fora do país e invadir a França, mas foi preso em Varennes e reconduzido a Paris. 
Em 1792, o exército austro-prussiano avançava rumo a Paris, aumento o medo de uma contra-revolução conspirada pelo rei e pela aristocracia. O exército estrangeiro invadiu a França, com a ajuda secreta da família real que passava os segredos militares para as tropas invasoras. 
Os exércitos da Áustria e da Prússia tentaram invadir a França Para deter o proceso revoluncionário,mas foram derrotados na Batalha de Walmy em 1792.Em 22 de setembro foi proclamada a república francesa.

A Tomada de Bastilha.

 
 
Conquista da velha fortaleza-prisão pela turba revolucionária, após um combate de cerca de quatro horas, desenrolada em condições obscuras, no dia 14 de julho de 1789. A Tomada da Bastilha é de um grande simbolismo, com a maior parte dos historiadores a atribuírem a este episódio o início da Revolução Francesa, embora ela tivesse sido iniciada, em termos políticos e ideológicos, dois anos antes. A Tomada da Bastilha representa a passagem de um poder a outro, do poder aristocrático e da corte ao do povo e da burguesia. Contra a coroa ergue-se doravante o povo e os seus representantes, para quem o poder está nas assembleias. A revolta da burguesia, a que se junta a oposição camponesa, leva ao desmoronamento do antigo regime. A partir da Tomada da Bastilha nada ficará como antes.